5 mitos sobre lentes de contato

Conheça 5 mitos interessantes sobre lentes de contato e fique tranquilo sobre seu uso, limpeza e preservação.

Alguns mitos interessantes em torno das lentes de contato comprovam como o ser humano é criativo. Não é raro ouvirmos histórias sobre as “dificuldades em se usar lentes de contato” ou como elas simplesmente “pulam” dos olhos! Isto sem falar no maior perigo de todos: perdê-las atrás dos olhos!

 

Leia os 5 mitos sobre lentes de contato e saiba que você não corre perigo algum!

 

Mito 1 – Lentes de contato são desconfortáveis

Existem diversos tipos de lentes de contato e esta variedade existe, justamente,para atender às diferentes necessidades estéticas e de correção visual das pessoas.

As lentes de silicone hidrogel, por exemplo, são altamente permeáveis ao oxigênio, permitindo maior oxigenação da córnea se comparada a outros tipos de lentes de contato. São ideais, portanto, às pessoas que têm dificuldades ou, simplesmente, não gostam de ficar tirando e retirando as lentes de contato.

 

Mito 2 – Lentes de contato são difíceis de usar

A alta tecnologia empregada nos materiais das lentes de contato permite que elas sejam usadas com total praticidade, conforto e segurança.

Para usá-las, basta seguir as recomendações do fabricante e do oftalmologista. É preciso apenas alguns cuidados relacionados à limpeza e conservação das lentes de contato que, basicamente, envolvem retirar, lavar em uma solução específica –e não água –, e guardá-las de forma apropriada no estojo.

Se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo “Como retirar e colocar suas lentes”!

 

Mito 3 – Lentes de contato podem parar atrás dos olhos

Este é um dos mitos mais interessantes – e criativos! – em torno das lentes de contato, uma vez que é fisicamente impossível que elas “escorreguem” para trás dos olhos.

A conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato. Simples assim!

 

Mito 4 – Lentes de contato grudam nos olhos

As lentes de contato, quando usadas adequadamente, não ficam “presas” nos olhos a ponto de você nunca mais poder tirá-las. Em casos extremos de desidratação dos olhos e das lentes de contato, basta aplicar a solução recomendada pelo seu oftalmologista para hidratar os olhos e retirá-las naturalmente.

As lentes de contato, quando não usadas adequadamente ou na presença de algum organismo – poeira, por exemplo – podem se movimentar, mas raramente cairão dos olhos. Neste caso, basta piscar algumas vezes para posicioná-las no seu devido lugar. Você pode também – com as mãos limpas – massagear as pálpebras ou mesmo tocar levemente as lentes, reposicionando-as.

 

Mito 5 – Lentes de contato são para jovens

Grande engano! As lentes de contato são para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos podem usá-las com total conforto.

O uso de lentes de contato depende, basicamente, do tipo de restrição visual e do que o oftalmologista melhor indicar para cada caso em particular. Seu uso, inclusive, pode gerar bastante comodidade dependendo da situação. Pessoas que usam óculos de leitura, por exemplo, podem trocá-los por lentes de contato multifocais e dispor de mais comodidade em seu dia a dia.

 

Fonte:

Visão Laser – Hospital Oftalmológico – 5 mitos sobre lentes de contato para você esquecer agora

Acuvue – Esclarecendo os mitos sobre as lentes de contato

Tempo de Mulher – Mitos e verdades sobre o uso das lentes de contato

Centro Especializado da Visão – Hospital de Olhos – Mitos e verdades sobre lentes de contato


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s