Conheça e previna-se dos problemas que o hipertireoidismo e o hipotireoidismo podem causar à sua visão.
A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) e por regular importantes órgãos do corpo, como coração, cérebro, fígado e rins.
A tireoide desempenha papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração e, até mesmo, no humor. Influencia, também, no sono e na saúde dos olhos.
Distúrbios da Tireoide
Quando a tireoide não funciona corretamente, a liberação de hormônicos acontece em quantidades insuficientes, causando o hipotireoidismo. Por outro lado, quando os hormônios são liberados em excesso tem-se o hipertireoidismo.
Os distúrbios decorrentes do mal funcionamento da tireoide ocasionam, por sua vez, o bócio, isto é, o aumento do volume da glândula que pode ser facilmente percebido através da presença de um ou mais nódulos na região do pescoço.
Fonte: Tua Saúde – Bócio – O que é e quais os Sintomas.
A produção insuficiente de hormônios compromete o funcionamento do coração – que bate mais devagar – e do intestino. Os sintomas mais comuns são problemas de memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência e depressão.
No hipertireoidismo, os sintomas são exatamente opostos: o coração dispara e o intestino solta. Geralmente, o excesso de hormônios causa emagrecimento e é comum a pessoa estar cansada – por dormir pouco –, e ao mesmo tempo ficar agitada, falando e gesticulando demais.
Tireoide e Saúde dos Olhos
O hipotireoidismo – deficiência na quantidade de hormônios – afeta, a produção da lágrima, ocasionando a sensação de olho seco, ardor e vermelhidão, principalmente no final do dia.
Já o excesso de hormônios – hipertireoidismo – pode causar a Oftalmopatia de Graves, que é o deslocamento do globo ocular para frente (chamado de proptose, exoftalmia ou “olho esbugalhado”) que pode ser causada pelo aumento da gordura e/ou dos músculos situados atrás dos olhos.
Fonte: Médico de Olhos – Hipertireoidismo e o olho: proptose na Doença de Graves.
Os sintomas são, geralmente, retração ou um leve edema da pálpebra superior, desconforto na parte posterior dos olhos, lacrimejamento e/ou sensação de olho seco. Nos casos mais graves pode surgir, ainda, diplopia (“visão dupla”), úlcera de córnea e diminuição da visão.
Diagnóstico e Tratamento
Nos dois casos, diagnóstico e tratamento devem ser realizados pelo oftalmologista – com acompanhamento do profissional endocrinologista. O oftalmologista será responsável por analisar a situação com base em exames clínicos e/ou de ultrassom ocular/ressonância magnética e, se necessário, prescrever colírios e pomadas lubrificantes.
Em casos mais graves, tem-se ainda a indicação de uso de radioterapia ocular, corticoides por via oral ou venosa, imunossupressores e, ainda, cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo ótico e evitar a perda da visão.
Fonte:
Visão – Institutos Oftalmológicos Associados – A tireoide e o olho
http://www.visaoinstitutos.com.br/blog/a-tireoide-e-o-olho
SBEM – Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia – 10 coisas que você precisa saber sobre tireoide
http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-tireoide/
Tua Saúde – Bócio – O que é e quais os sintomas
https://www.tuasaude.com/bocio
Lotten Eyes – O que é Oftalmopatia de Graves
http://www.lotteneyes.com.br/patologias-oftalmopatia-de-graves
Médico de Olhos – Hipertireoidismo e o olho: proptose na Doença de Graves
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/04/hipertireoidismo-proptose-exoftalmia.html