4 dicas importantes para quem usa lentes de contato

As lentes de contato são uma excelente alternativa para quem, basicamente, deseja deixar os óculos de lado priorizando o visual sem abrir mão da praticidade.
Rígidas ou gelatinosas, de uso prolongado ou descartáveis, todas as lentes de contato exigem cuidados essenciais e, ao mesmo tempo, muito simples. Assim, a correria do dia a dia ou a falta de informação não podem servir de desculpas para quem deseja usar lentes de contato de forma adequada, com total segurança e comodidade.
Confira 4 dicas importantes para quem usa lentes de contato e garanta maior durabilidade e conforto no uso destes itens:
  1. Seguir as orientações do oftalmologista

É importante consultar e seguir as orientações do oftalmologista quanto ao uso das suas lentes de contato. Somente o oftalmologista é capaz de tirar as suas dúvidas e orientá-lo adequadamente sobre todos os cuidados necessários ao uso e manutenção das suas lentes de contato.
Recomenda-se que a consulta ao oftalmologista seja.
  1. Higienizar corretamente as lentes de contato

A limpeza e preservação corretas são imprescindíveis à manutenção das lentes de contato e seu uso diário, fazendo com que quaisquer tipos de elementos que possam contaminá-las – poeira, restos de maquiagem, bactérias, entre outros – sejam eliminados.
As lentes devem ser higienizadas sempre com as mãos bem limpas e nunca com água, mas com solução própria recomendada pelo fabricante ou oftalmologista. Os estojos, por sua vez, devem ser trocados regularmente – pelo menos a cada três meses.
  1. Não compartilhar as lentes de contato

Lentes de contato são de uso 100% pessoal e, portanto, não devem ser compartilhadas com outras pessoas. Desta forma, você evita alergias e infecções causadas pelo surgimento e contaminação por bactérias.
A dica serve para todos os tipos de lentes de contato, inclusive, os modelos coloridos – sem grau – com função meramente estética. Lembre-se, também, que a córnea possui uma curvatura específica e, portanto, a utilização de lentes de contato de outra pessoa pode causar danos à sua visão.
  1. Não dormir com as lentes de contato

A alta tecnologia empregada nos materiais e formatos permite a passagem mais eficaz de oxigênio através das lentes de contato, mas seu uso prolongado ainda pode restringir seu suprimento quando os olhos estão fechados. A diminuição da oxigenação pode causar enfraquecimento da córnea que, por sua vez, pode levar aos edemas, infecções e até mesmo úlceras.
Portanto, garanta a saúde necessária aos seus olhos e não deixe que o cansaço – e a preguiça – impeçam de tirar, higienizar e guardar suas lentes de modo adequado. Seus olhos e você têm direito a um bom descanso, e suas lentes de contato também!
Fonte:
Visão Laser – Hospital Oftalmológico – Lentes de contato: o que fazer e não fazer
Estadão – Sete erros graves no cuidado com as lentes de contato
Notícias ao Minuto – 11 dúvidas comuns sobre o uso da lente de contato
Fazer Como – Lentes de Contato – Manutenção e principais cuidados

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s