Lentes de contato precisam de cuidados especiais

Saiba quais cuidados são necessários a fim de garantir maior durabilidade às lentes de contato e saúde aos olhos.

Contact Len on Finger with White background

Alguns cuidados são essenciais para que o uso das lentes de contato tenham sua durabilidade prolongada e seu uso seja o mais confortável possível. Apesar de serem cuidados essenciais é preciso lembrar que o uso e a manutenção das lentes de contato são muitos simples. É necessário apenas certa disciplina para que as lentes se mantenham adequadas ao uso ao longo do tempo.

Veja como cuidar da sua lente de contato e desfrutar de toda versatilidade e conforto que elas podem oferecer:

Seguir as orientações do oftalmologista

Não procure farmácias e óticas se você deseja usar lentes de contato com preservação total da saúde de seus olhos. Para que as lentes de contato estejam perfeitamente adequadas à visão – lembrando que cada córnea possui uma curvatura específica – é necessário consultar um médico oftalmologista.

As lentes de contato – mesmo as com função apenas estética – devem seguir algumas regras básicas envolvendo seu uso e conservação. Ao seguir estes cuidados especiais, você ficará livre de inconvenientes como, por exemplo, irritações, alergias e infecções causadas pela falta de higiene ou, ainda, compartilhamento inadequado de suas lentes.

 

Higienizar as lentes de contato e estojo

A limpeza e conservação são itens essenciais ao bom uso das lentes de contato. Sua utilização depende de limpeza diária correta de forma que as lentes fiquem longe de possíveis agentes contaminantes – poeira, bactérias, restos de maquiagem.

Com as mãos limpas, basta usar uma solução própria recomendada pelo fabricante ou oftalmologista para higienizá-las adequadamente. Higienizar as lentes de contato é muito simples e esta higienização deve ser feita toda vez que forem usadas e, também, antes de serem guardadas no estojo. Lembre-se, também, de antes de iniciar este processo, fechar o ralo da pia. Assim, se suas lentes caírem de suas mãos, você evita perdê-las.

Os estojos onde são guardadas as lentes de contato também devem ser adequadamente limpos. Afinal, não faz sentido colocar suas lentes de contato em um estojo que não esteja 100% higienizado, não é mesmo? É importante que o estojo das lentes de contato seja limpo diariamente ou mesmo trocado regularmente a cada três meses. A limpeza do estojo deve ser feita com o auxílio de uma escova de dentes e mesma solução utilizada para higienizar as lentes.

Não compartilhar as lentes de contato

As lentes de contato são itens pessoais e, portanto, não devem ser compartilhadas. O uso deve restringir-se ao dono das lentes, evitando-se assim contaminação por bactérias ou fungos.

Os modelos coloridos, sem grau e com função apenas estética, seguem a mesma regra. Apesar de servirem apenas como adereço estético, as lentes não devem ser “emprestadas” para outras pessoas.

Não dormir com as lentes de contato

Se você quer evitar complicações relacionadas a edemas, infecções e até mesmo úlceras nas suas córneas, a regra é simples: não durma com as lentes de contato – mesmo as de uso prolongado.

É comum que, ao retornar de um evento social ou de uma festa com os amigos, tenhamos cansaço – e alguma preguiça! – em retirar as lentes, higienizá-las e guardá-las adequadamente no estojo. No entanto, é imprescindível que façamos isto a fim de garantir que os olhos e a visão continuem perfeitamente saudáveis.

Colocar e tirar as lentes de contato

As lentes de contato devem ser colocadas de modo que não estejam no olho errado ou, ainda, invertidas. Se você nunca usou lentes de contato, no início, naturalmente, será um pouco mais difícil colocá-las e tirá-las. Com o passar do tempo, e até mesmo muito antes do que você imagina, este processo será tão natural como vestir uma roupa.

Para colocar a lente de contato basta:

  1. colocar a lente de contato sobre o dedo indicador;
  2. segurar a pálpebra superior e puxar levemente a pálpebra inferior para baixo com os mesmos dedos da mão que está a lente;
  3. direcionar o dedo indicador com a lente de contato até o olho e;
  4. soltar as pálpebras e fechar os olhos por alguns segundos de modo a ajustá-la melhor no lugar.

br_lentes_passo1 br_lentes_passo2 br_lentes_passo3 br_lentes_passo4

 

 

 

 

Para retirá-la o processo é semelhante:

  1. puxar a pálpebra inferior com o dedo do meio,
  2. encostar o dedo indicador na borda da lente deslizando-a para baixo até a parte branca do olho e;
  3. segurar a lente com o dedos indicador e polegar, removendo-a.

Trocar as lentes de contato

Com o passar do tempo e seu uso diário, as lentes de contato acabam passando por alterações que mudam a permeabilidade – passagem do oxigênio – e também sua curvatura, implicando na eficácia de sua utilização.

Sendo assim, o oftalmologista é o profissional responsável por prescrever exatamente o momento ideal da troca das lentes de contato. É importante que o prazo de validade das lentes seja respeitado evitando-se, assim, colocar em risco a saúde dos olhos.

 

 

Fonte:

BR Lentes – 4 dicas importantes para quem usa lentes de contato

Visão Laser – Hospital Oftalmológico – Lentes de contato precisam de cuidados especiais para não comprometer saúde

Minha vida – Lentes de contato: sete cuidados com limpeza e armazenamento

 

Fonte Imagens:

Freepik – Skadyfernix

WikiHow – Como colocar as lentes de contato


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s