O que são lentes de contato tóricas?

Saiba o que são, quais os tipos, para que servem e como é a adaptação às lentes de contato tóricas.

Existem diferentes tipos de lentes de contato: de descarte diário, reutilizáveis, bifocais, tóricas, gelatinosas e rígidas. Lentes de contato comuns possuem superfície esférica. Como analogia podemos imaginar uma fatia do lado externo de uma bola. Um toro, por sua vez, possui uma forma geométrica semelhante a um “donut” – pequeno bolo em forma de rosca. Assim, a lente tórica pode ser comparada a uma fatia deste lado do “donut”.

br_lentes_lente_torica_donutbr_lentes_lente_torica

Lente de contato tórica: fatia de um lado do toro (formato de um “donut”).

A forma das lentes de contato tóricas permite diferentes potências refrativas e de focagem vertical e horizontal. A potência refrativa aumenta ou diminui gradualmente em toda a superfície da lente.

 

Quais os tipos de lentes tóricas?

Lentes de contato tóricas podem ser gás-permeáveis (rígidas) ou gelatinosas. Uma lente de contato tórica pode ser, portanto, rígida, embora nem toda lente rígida seja, necessariamente, tórica.

Como as lentes tóricas devem estar posicionadas corretamente, os modelos rígidos podem ser mais fáceis de usar, apesar de serem lentes de contato mais secas e delicadas. As lentes gelatinosas, por sua vez, naturalmente mais confortáveis e fáceis de manusear, podem requerer cuidados extras para se manterem no lugar correto.

Os modelos rígidos são comumente utilizados por pessoas com alto grau de astigmatismo, uma vez que sua maior espessura permite um maior grau de correção. As lentes gelatinosas, mais finas e flexíveis, por sua vez, são comumente utilizadas para corrigir graus mais baixos de astigmatismo.

O oftalmologista é o profissional indicado para receitar suas lentes de contato tóricas, sejam rígidas ou gelatinosas. A aquisição não deve ser feita diretamente em farmácias ou óticas, uma vez que o uso e a manutenção destas lentes exigem cuidados especiais.

Para que servem as lentes tóricas?

As lentes tóricas corrigem o astigmatismo, uma vez que as pessoas acometidas deste problema possuem curvatura diferente da córnea. Assim, a córnea ou lente é curva de modo que a refração do olho difere entre os planos vertical e horizontal causando uma visão desfocada e, também, a dificuldade de ver pequenos detalhes. Em alguns casos, inclusive, as linhas verticais, ficam com aparência inclinada.

As lentes de contato tóricas, devido ao seu formato diferenciado, fornece variadas potências refrativas nas orientações vertical e horizontal resolvendo os problemas causados pelo astigmatismo, hipermetropia ou, ainda, astigmatismo e miopia juntos.

Como é a adaptação às lentes de contato tóricas?

Devido a sua forma particular e sua maior espessura, as lentes de contato tóricas – diferentemente das lentes comuns – devem ser usadas em uma posição particular. Para facilitar o seu uso é possível contar com algumas características vindas dos próprios fabricantes como zonas delgadas e espessas, truncamento da lente – onde a base é ligeiramente recortada – e balastro – maior peso e espessamento da lente.

A adaptação às lentes de contato tóricas exige mais cuidados e persistência se comparadas às lentes comuns. É importante que a lente tórica esteja posicionada no lugar. Posição, rotação e deslocamentos devem ser perfeitos para que a visão seja 100% clara.

A fase de adaptação da lente é importante para que a pessoa descubra como estabilizar a sua lente no lugar adequado, percebendo o eixo correto para seu posicionamento. Quanto menor for a rotação da lente nos olhos, melhor será o resultado da adaptação.

 

Fonte:

Coopervision – Lentes de contato tóricas – O que saber

Blog Lente de Contato – O que são lentes tóricas?

Lentes e Óculos – Existe diferença entre lentes de contato tóricas e rígidas

Fonte Imagens:

Wikipedia – Lente tórica

Polyvore – Donut


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s