Dicas para cuidar da visão durante a gravidez

Fique atenta aos sintomas e saiba como lidar com as alterações na visão mais comuns na gravidez.
Os nove meses de gravidez é um período único e especial e os cuidados com a gestante e o bebê são essenciais para garantir que a chegada do novo integrante da família seja repleta de alegrias.

Não é incomum, diante das mudanças físicas e emocionais, que muitas mulheres sintam também alterações na visão durante a gravidez. Olho seco e sensação de ardor, sensibilidade à luz – que muitas vezes acontece juntamente à crise de enxaqueca –, alterações na graduação dos óculos ou lentes de contato, visão manchada ou turva e presença de pontos escuros ou brilhantes são alguns dos problemas visuais mais frequentes relatados pelas grávidas.

Todos estes indícios precisam ser acompanhados de perto por um médico oftalmologista, uma vez que, sintomas simples podem denunciar problemas maiores colocando em risco a saúde e a vida da gestante e do bebê.

A visão manchada ou turva, por exemplo, pode acontecer quando os índices de açúcar no sangue estão altos, indicando possivelmente um quadro de diabetes. Já a presença de pontos escuros ou brilhantes pode ser um aviso de que a pressão sanguínea está alta e, portanto, necessita de atenção e controles redobrados.

As alterações na visão das gestantes acontece como resultado da alta concentração de hormônios e o acentuado volume de sangue circulando pelo corpo da futura mamãe. O importante é saber que, apesar de necessitar de acompanhamento, estas alterações são passageiras e, portanto, acabam assim que o corpo da mulher restabelece seus níveis hormonais normais.

Enquanto o bebê não dá as boas-vindas e a mamãe precisa lidar com as alterações da visão, algumas dicas podem ser úteis para minimizar certos desconfortos como, por exemplo, evitar a exposição prolongada ao ar condicionado e utilizar lubrificantes oculares – nunca comprados diretamente em farmácias, mas devidamente recomendados pelo oftalmologista.

O uso de lentes de contato é algo muito particular e varia de pessoa para pessoa. Algumas grávidas continuam utilizando suas lentes sem quaisquer problemas. Outras, no entanto, relatam desconforto durante o uso e isto pode indicar mudanças na espessura e curvatura da córnea e, portanto, possível alteração do grau das lentes. Neste caso, a melhor solução será deixar as lentes de contato temporariamente de lado e usar óculos até o nascimento do bebê.

É importante estar atento, principalmente, aos quadros de pré-eclâmpsia – situação de risco que pode acarretar sérias complicações – até mesmo fatais – à gestante e ao bebê.

Nas situações de pré-eclâmpsia – hipertensão arterial após a 20ª semana de gravidez – é comum a presença de pontos escuros ou brilhantes, além de flashes de luz ou “moscas volantes” – pequenas manchas que se movimentam no campo de visão. Estes sintomas, associados a dores de cabeça ou na região mais alta do abdômen servem de alerta para que a gestante procure imediatamente ajuda médica.

É importante que as mulheres grávidas com quadro de hipertensão ou diabetes façam um bom pré-natal e alertem seus médicos sobre condições específicas relacionadas a sua saúde. Desta forma, a futura mamãe tem seus desconfortos minimizados – incluindo os relacionados às alterações da visão – e o bebê, por sua vez, tem maiores chances de vir ao mundo totalmente saudável.

Fonte:

Guia do Bebê UOL – Alterações da visão durante a gestação

Bebê – Tudo o que você precisa saber sobre a visão na gravidez

Visão Laser – Hospital Oftalmológico – Dicas para cuidar da visão durante a gravidez

Minha vida – Pré-eclâmpsia: sintomas, tratamento e causas

Fonte Imagem:

Freepik – Yanalya


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s