Outono: poluição prejudica a saúde dos olhos

Fique atento às dicas de como cuidar dos olhos no Outono e saiba como prevenir a alergia ocular ou conjuntivite alérgica.

Para diversas regiões brasileiras, a chegada do outono significa uma trégua aos dias escaldantes de verão. Um alívio para muitas pessoas que, ao se depararem com o termômetro beirando os 40 graus, sentem mais cansaço e pouca disposição durante todo o calor excessivo do verão.

No entanto, o outono – estação com temperaturas mais amenas – é caracterizado, também, pelas chuvas raras e o aumento da poluição. A poluição e o ar mais seco, por sua vez, prejudicam as glândulas que secretam uma camada protetora da lágrima, aumentando a sua evaporação e possibilitando o contato direto de poluentes com a superfície do olho. O resultado é o ressecamento dos olhos e o crescimento do número de casos de alergia ocular.

A alergia ocular, também conhecida como conjuntivite alérgica, causa coceira nos olhos, ardência, sensibilidade à luz, sensação de olho seco, dor, vermelhidão, lacrimejamento, secreção e inchaço da pálpebra ou da conjuntiva.

É importante que a alergia ocular seja tratada evitando-se lesões graves da córnea, como ceratites, úlceras ou cicatrizes. Comumente tem-se o pólen, ácaros, poeira e pelos de animais como principais causadores da alergia ocular. No entanto, como a prevenção muitas vezes torna-se muito difícil, recomenda-se consultar um oftalmologista para a obtenção de um diagnóstico mais preciso e, em consequência, um início imediato do tratamento.

Além do diagnóstico preciso, algumas dicas importantes podem ser seguidas a fim de diminuir a sensação de incômodo nos olhos e tratar a alergia ocular:

  1. O uso de compressas geladas sobre os olhos fechados pode diminuir e aliviar os sintomas da alergia ocular. É importante não utilizar soro fisiológico ou qualquer outro produto químico nas compressas. Utilize apenas água filtrada ou mineral.
  1. Ambientes muito poluídos ou secos podem ser tratados através do uso de umidificadores de ar. Esta medida pode ser tomada tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. Caso não seja possível utilizar umidificadores, distribua copos de água no ambiente. Se possível, ainda, evite locais onde o ar condicionado não tenha recebido a devida manutenção – limpeza dos filtros, por exemplo.
  1. Qualquer suspeita de alergia ocular – sintomas de ressecamento, coceira ou dor – deve ser devidamente diagnosticada através de um médico oftalmologista.
  1. Lavar as mãos frequentemente e evitar levá-las aos olhos. Também, se possível, evitar locais com muitas pessoas e ambientes fechados. Não compartilhar maquiagem, fronhas, toalhas. Manter os ambientes o mais arejados possível e livres de pó.
  1. Colírios devem ser usados conforme prescrição do médico oftalmologista. Há vários tipos de colírios para inúmeros tratamentos oculares. Portanto, não se automedique.

 

Prevenção da alergia ocular

A alergia ocular ou conjuntivite alérgica pode ser prevenida através da limpeza diária ao redor das pálpebras e nos cílios – locais onde comumente se acumulam os alérgenos – pólen, ácaros, poeira, entre outros.

A limpeza deve ser feita todos os dias utilizando somente água e sabonete e/ou xampu neutro. Recomenda-se não coçar os olhos a fim de evitar o surgimento de lesões nos olhos. Além disso, colírios ou outras medicações devem ser utilizados somente mediante a prescrição médica do oftalmologista.

 

Fonte:

Dr. Visão – Outono, estação pede cuidados especiais com os olhos

Hospital de Olhos de São Paulo – Poluição atmosférica pode trazer sérios prejuízos à saúde ocular

Setor Saúde – Os 10 principais alérgenos

Viva bem – Poluição prejudica saúde dos olhos no outono

Fonte Imagem:

Freepik – Freestockcenter

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s