Lentes de contato multifocais e a descoberta do olho dominante

Veja como as lentes de contato multifocais podem ser utilizadas para corrigir presbiopia (vista cansada) e descubra qual o seu olho dominante.

BRLentes_Lentes_de_contato_multifocais1

Fonte: Dr. Gail Correale.

A lente de contato multifocal ou progressiva é comumente utilizada para corrigir a presbiopia – popularmente conhecida como “vista cansada” – anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa por volta dos 40 anos de idade sendo responsável pelo enrijecimento do cristalino.

As lentes de contato para corrigir a presbiopia podem ser bifocais – duas gradações de grau – ou multifocais e dividem-se em três tipos:

  • Concêntrica: os graus de longe e de perto na lente de contato vão se alternando através de anéis. Um dos anéis possui grau de perto, o anel seguinte possui grau de longe, e assim sucessivamente;
  • Asférica: os graus de longe e de perto se misturam na superfície da lente e, naturalmente, o cérebro processa estas gradações de forma a proporcionar uma visão nítida em diferentes distâncias. Neste tipo de lente de contato, não é necessário movimentar o olho para focar o objeto que se pretende visualizar, sendo que este processo ocorre totalmente de forma automática;
  • Translação: seu funcionamento assemelha-se a um óculos bifocal convencional. A parte de cima da lente de contato possui o grau de longe e a parte de baixo possui o grau de perto. Conforme a movimentação dos olhos para baixo e para cima tem-se, portanto, uma visão de longe ou de perto.

BRLentes_Lentes_de_contato_multifocais2

Fonte: All About Vision.

As lentes de contato bifocais/multifocais gelatinosas ou rígidas gás permeáveis podem, ainda, ter descarte diário, mensal ou de uso prolongado.

Há também as lentes de contato multifocais tóricas destinadas às pessoas que tem presbiopia e também um alto grau de astigmatismo.

A utilização das lentes de contato multifocais requer um período de adaptação. No início é comum sentir algum incômodo e certa dificuldade em focar os objetos conforme a distância correta em que estão localizados. Com o passar do tempo, no entanto, a sua utilização torna-se natural.

Algumas pessoas consideram as lentes de contato multifocais menos eficazes que a utilização de óculos multifocal ou, ainda, a utilização de dois óculos – um para longe e outro para perto. A visão realmente pode não ser perfeitamente nítida e confortável, mas é totalmente adequada à realização das tarefas do dia a dia, evitando-se a dependência incômoda de um ou mais óculos.

Por que e como descobrir o seu olho dominante?

Para que a utilização das lentes de contato em pessoas com presbiopia seja eficaz é necessário determinar qual o olho dominante através de um médico oftalmologista.

O mesmo também pode ser verificado de uma maneira muito simples e rápida, fazendo o seguinte teste:

  1. coloque as mãos formando um triângulo como mostra a figura abaixo;
  2. focalize o objeto à distância (no exemplo, a letra “E”);
  3. ao fechar o olho dominante, o objeto – letra “E” – sairá do seu campo de visão;
  4. ao fechar o olho não dominante, por sua vez, você continuará enxergando perfeitamente a letra “E”;
  5. se você enxergar a letra “E” com ambos os olhos, significa que nenhum deles exerce dominância nesse tipo de teste.

BRLentes_Lentes_de_contato_multifocais3Fonte: IBTPLC.

Existem vários tipos de lentes de contato multifocais para presbiopia e o insucesso com um tipo não significa que você não irá se adaptar com perfeição a outro modelo. O importante é não desistir na primeira tentativa, estar preparado para um período de adaptação e, o mais importante, seguir sempre as orientações do seu médico oftalmologista.

 

Fonte:

Médico de Olhos – Lentes de contato multifocais

Médico de Olhos – Como determinar o olho dominante

Lentes de Contato 365 – Sabe qual é o seu olho dominante?

Wikipedia – Presbiopia

 

Fonte Imagens:

Dr. Gail Correale – Bifocal and Multifocal Contact Lenses

All About Vision – Multifocal Contact Lenses

IBTPLC – Adaptação de lentes de contato na presbiopia monovisão


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s