Misturei minhas lentes de contato, e agora?

Saiba o que fazer quando as lentes de contato são misturadas e como adotar uma rotina diária a fim de evitar que isso aconteça.

BRLentes_LentesdeContatoMisturadas

Fonte: Freepik.

Muitas pessoas acreditam que o desconforto ao usar lentes de contato é algo “normal”. No dia a dia assumem que utilizá-las é um processo difícil e o desconforto faz parte da adaptação inicial envolvendo a nova experiência.

O correto, no entanto, é que as lentes de contato não causem nenhum tipo de irritação aos olhos e que seu uso seja quase imperceptível.

Não incomum ouvirmos que muitas pessoas, de tão bem adaptadas, nem lembram que estão usando óculos, não é mesmo? Quantas pessoas, aliás, já procuraram por seus óculos sem perceber que eles já estavam no rosto? Assim também deve ser a utilização das lentes de contato: confortável e prática.

O desconforto relatado por algumas pessoas, no entanto, pode ser evitado se os cuidados essenciais com as lentes de contato fossem devidamente tomados.

Dentre as recomendações de uso e conservação estão: não dormir com as lentes de contato, não compartilhas as lentes com outras pessoas, limpá-las com soro apropriado recomendado pelo oftalmologista ou fabricante – e não soro fisiológico e muito menos saliva –, higienizar os estojos com frequência e manipular as lentes sempre com as mãos limpas e, ainda, não misturá-las, uma vez que cada olho possui curvatura e grau específicos.

Siga uma rotina rápida, fácil e eficaz toda vez que for colocar e retirar as lentes de contato. A sugestão mais prática, portanto, é começar sempre com o mesmo olho reduzindo-se, assim, a possibilidade de misturá-las.

Lentes misturadas

A correria do dia a dia e o cansaço acabam por influenciar a maneira como utilizamos as lentes de contato. Não guardá-las de modo adequado, deixar a higienização em segundo plano e, ainda, misturar as lentes são, portanto, mais frequentes do que gostaríamos.

Quando as lentes estão misturadas, a maneira mais fácil e prática de saber qual lente deve ser usada em cada olho é testando-a. As lentes de contato com graus muito diferentes são mais fáceis de identificar. Já as lentes com graus aproximados exigem mais atenção na hora de testar a visão.

Coloque a lente de contato no olho esquerdo, e caso você tenha miopia, tente ler algum texto à distância. No caso de hipermetropia ou astigmatismo, tente ler algo como se fosse um livro ou revista (de perto). Faça o teste com os dois olhos para se certificar 100% de que a lente está sendo usada no olho correto.

Se o teste da leitura não for eficaz ao ponto de dizer qual lente deve ser usada no olho esquerdo e direito, procure um médico oftalmologista. O que você não deve – jamais! – é ficar na dúvida.

O uso das lentes trocadas podem causar desconforto, irritação e, além disso, danos à visão. Adote uma rotina diária a fim de evitar que elas se misturem, siga as recomendações passadas pelo seu médico oftalmologista e usufrua de todo o conforto que elas podem oferecer no seu dia a dia e no desempenho de suas atividades.

 

Fonte:

Gazeta do Povo – Os 10 erros de quem usa lentes de contato

Acuvue – Limpeza e cuidados de lentes de contato

E-lens – Misturei minhas lentes de contato. E agora?

 

Fonte Imagem:

Freepik


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s