Soluções corretas para cada lente de contato

Existem soluções corretas para cada lente de contato e utilizá-las é a melhor forma de obter conforto com suas lentes e garantir a saúde dos seus olhos.

BRLentes_SolucaoLentesdeContato

Fonte: Trocando Ideias.

As lentes de contato podem ser utilizadas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo. E para manter a saúde dos olhos e usufruir de todos os benefícios que as lentes de contato podem trazer ao dia a dia das pessoas, nada mais importante do que usá-las corretamente.

O uso e conservação corretos das lentes de contato, portanto, exigem alguns cuidados essenciais, tais como:

  • Higienizar as lentes de contato antes e depois do uso;
  • Usar solução própria para limpeza e nunca água ou soro fisiológico;
  • Higienizar o estojo e trocá-lo a cada 3 meses;
  • Não reutilizar a solução do estojo;
  • Não dormir com as lentes de contato;
  • Não compartilhar as lentes de contato com outras pessoas;
  • Respeitar o prazo de validade de cada lente de contato e;
  • Usar solução lubrificante nos olhos somente sob orientação de um oftalmologista.

Solução própria para lentes de contato

É natural que, com o uso, as lentes de contato fiquem com resíduos de gordura e proteínas dos próprios olhos. Para limpar estes resíduos é necessário primeiro higienizar as mãos com água e sabonete líquido (de preferência antibactericida, sem perfume) antes de manuseá-las.

Em seguida, deve-se colocar a lente de contato nas mãos, pingar algumas gotas da solução própria para lentes de contato e friccionar levemente com os dedos a fim de limpá-la. Este procedimento deve ser realizado toda vez que se deseja usar as lentes de contato, assim como, ao guardá-las no estojo.

As lentes de contato, portanto, não devem ser guardadas e muito menos higienizadas com água. A água pode estar contaminada por amebas ou protozoários que podem causar infecções aos olhos. O correto é utilizar a solução própria recomendada pelo oftalmologista ou fabricante e, em casos emergenciais, onde não se tem disponível a solução, usar o soro fisiológico ao invés da água.

A solução utilizada para a limpeza das lentes de contato evita que micro-organismos externos entrem em contato com os olhos, prevenindo infecções e mantendo a saúde dos olhos. Seu objetivo é limpar, remover resíduos, desinfetar, conservar o estojo e hidratar.

Existem diferentes soluções para lentes de contato gelatinosas, rígidas e, ainda, para olhos sensíveis. Algumas, por exemplo, permitem remover apenas proteínas e outras atuam na remoção de proteínas lipídios, bactérias e fungos e, ainda, hidratam.

A solução CLENS-100 Gotas Umidificantes, por exemplo, umidifica as lentes, reduz o desconforto associado com o uso de lentes de contato, previne o acúmulo de depósito de proteínas e ajuda a remover partículas que podem causar irritação e/ou desconforto.

BRLentes_SolucaoLentesdeContato2                                                                        Fonte: BR Lentes.

O novo OPTI-FREE PURE MOIST foi desenvolvido para lentes de contato gelatinosas Hidrofílicas e de silicone Hidrogel e visa atrair e reter a hidratação, promovendo ao usuário 16 horas de lentes hidratadas. A solução possui excelente eficácia na limpeza, pois remove proteínas, reduz a deposição de lipídios e combate bactérias, fungos e Acanthamoeba (tipo de protozoário).

BRLentes_SolucaoLentesdeContato1                                                                      Fonte: BR Lentes.

É importante que a solução própria limpe realmente os micro-organismos e resíduos presentes nas lentes de contato e também não cause qualquer tipo de incômodo ou ardência. A utilização de lente de contato dever ser, portanto, confortável mantendo os olhos sempre saudáveis.

O oftalmologista deve indicar qual solução deve ser usada para a higienização e conservação das lentes de contato. A solução indicada dependerá do perfil de cada pessoa, do seu estilo de vida – por exemplo, se pratica esporte ou não – tipo e material das lentes de contato.

Agora que você já sabe que existem soluções corretas para cada lente de contato, dê uma olhada nas opções que temos disponíveis em nosso site: gotas umidificantes, lentes gelatinosas, lentes rígidas e olhos sensíveis/removedor de proteínas.

 

Fonte:

Minha Vida – Lentes de contato: sete cuidados com limpeza e armazenamento

Notícias UOL – Manutenção, limpeza e uso das lentes de contato são assuntos sérios

Acuvue – Limpeza e cuidados de lentes de contato

 

Fonte Imagens:

Trocando Ideias – Lentes de contato: cuidados com limpeza e armazenamento

BR Lentes – Limpeza e conservação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s