Vista cansada e o uso de lentes de contato multifocais.

Saiba mais sobre a presbiopia – vista cansada – e como o uso de lentes de contato multifocais pode corrigir este problema.

Fonte: Freepik – Skadyfernix.

A presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” manifesta-se pela dificuldade na visão de perto ou visão de leitura.

Sua ocorrência é comum após os 40 anos de idade fazendo parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. A presbiopia acontece porque o músculo responsável pelo foco e cristalino vai perdendo aos poucos a sua elasticidade e a capacidade de focar objetos de perto.

É comum que as pessoas acometidas pela presbiopia afastem os objetos visando melhorar o foco. As letras parecem borradas quando próximas dos olhos e segurar livros, revistas e cardápios a uma maior distância torna-se a solução “instintiva” para obter mais nitidez.

                                                                               Vista normal x “Vista cansada”.

Não há medidas preventivas que impeçam o aparecimento da presbiopia e sua correção é realizada através de óculos para leitura ou lentes de contato multifocais.

Lentes de contato multifocais

As lentes de contato multifocais possuem diferentes graduações que permitem ver com nitidez objetos muito próximos – por exemplo, para a leitura de textos –, longe e, também, em distâncias intermediárias.

O uso das lentes de contato multifocais – feitas a partir de lentes gelatinosas ou lentes rígidas gás permeáveis – traz uma série de vantagens aos usuários, principalmente em relação a praticidade, uma vez que eliminam os óculos “para perto” e o inconveniente de colocá-los e tirá-los a todo momento.

Melhor acuidade visual tanto de perto como de longe, mudança das graduações de forma menos abrupta e, portanto, mais natural e, obviamente, a dispensa do uso de óculos são algumas das vantagens evidenciadas com o uso das lentes de contato multifocais.

Algumas pessoas relatam certa dificuldade de adaptação às lentes de contato multifocais. A fase de adaptação realmente existe, mas basta um pouco de paciência e disciplina para que o uso frequente se torne natural. Além disso, vale lembrar que, os óculos multifocais, em termos de adaptação, não são diferentes das lentes de contato, uma vez que estes também exigem um período de “aprendizado” para que a pessoa possa focar corretamente os objetos a cada distância específica.

Durante o uso, as lentes de contato são movimentadas levemente toda vez que a pessoa pisca. Estes movimentos fazem com que as lágrimas fluam sob as lentes, removendo os resíduos – poeira, maquiagem, entre outros – que se acumulam abaixo delas e, também, forneçam nutrição, lubrificação e oxigênio à córnea.

Diante disso, as lentes de contato se adaptam melhor às pessoas que produzem lágrimas em quantidade suficiente, não tenham infecções crônicas nas pálpebras ou na córnea e, além disso, tenham disposição para manuseá-las – inclusive fazendo sua higienização correta.

O sucesso no uso das lentes de contato, de um modo geral, depende da escolha de um bom oftalmologista que possa orientar e indicar as lentes de contato mais apropriadas. É necessário, também, alguma persistência no período de adaptação. Além disso, as instruções de uso e manutenção devem ser seguidas com disciplina.

Opções de lentes de contato multifocais

As lentes de contato SofLens Multi-Focal (Bausch & Lomb) – para uso diário – corrigem a presbiopia, sendo uma excelente opção para substituir os óculos de leitura. Permitem, ainda, melhorar a visão em todas as distâncias uma vez que possuem três zonas de foco progressivo. Proporcionam visão nítida, clara e natural em qualquer distância – curta, média e longa.

                                                                  Fonte: BR Lentes – SofLens Multi-Focal.

Se você está procurando lentes de contato multifocais capazes de corrigir a presbiopia e, ainda, de uso contínuo, a PureVision Multi-Focal (Bausch & Lomb) é uma boa opção. Estas lentes melhoram a visão em todas as distâncias e, ainda, possibilitam o uso prolongado com total conforto e praticidade.

                                                            Fonte: BR Lentes – PureVision Multi-Focal.

A AIR OPTIX AQUA Multifocal (Ciba Vision) permite diversas graduações proporcionando visão clara e ininterrupta, de perto e de longe.

                                                           Fonte: BR Lentes – AIR OPTIX AQUA Multifocal.

A Cooper Vision desenvolveu as lentes de contato Biofinity Multifocal e a inovadora Tecnologia Aquaform® capaz de reduzir a desidratação e proporcionar maior conforto e resistência à formação de resíduos. Estas lentes de contato são ideais para pessoas com presbiopia – vista cansada – permitindo uma excelente qualidade da visão em todas as distâncias.

                                                                        Fonte: BR Lentes – Biofinity Multifocal.

Para consultar outras opções de lentes de contato, acesse o site da BR Lentes.

Ou ligue: 0800 275 3603 | (11) 2976-0787.

Fonte:

Instituto Panamericano da Visão – A presbiopia ou vista cansada

Acuvue – Necessidades de correção visual – Presbiopia

Coopervision – Lentes de contato multifocais

Botelho Hospital da Visão – Adaptação de lentes de contato

 

Fonte Imagens:

Freepik – Skadyfernix

Visare Hospital de Olhos – Presbiopia

BR Lentes – SofLens Multi-Focal

BR Lentes – PureVision Multi-Focal

BR Lentes – AIR OPTIX AQUA Multifocal


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s