Como evitar a contaminação de lentes de contato

Saiba como evitar a contaminação de lentes de contato garantindo mais saúde e conforto para os seus olhos.

BR_Lentes_ContaminacaoLentes1

Fonte: Get It.

 

Algumas pessoas não se adaptam aos óculos alegando que são incômodos e que, além disso, interferem na estética, prejudicando o visual. Para estas pessoas, em especial, as lentes de contato podem ser a solução ideal, trazendo mais conforto e praticidade ao dia a dia e, além disso, favorecendo a aparência mais jovem.

As lentes de contato podem ser usadas para melhorar a estética pessoal e, ainda, corrigir miopia (dificuldade em enxergar objetos à longa distância), hipermetropia (dificuldade em enxergar objetos à curta distância) e astigmatismo (visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo).

Também serve para corrigir a presbiopia (perda da capacidade de melhorar o foco para objetos mais próximos devido ao enrijecimento do cristalino). A presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, está relacionada à idade – surge por volta dos 40 anos – e afeta a maioria das pessoas.

A contaminação das lentes de contato podem causar desde irritações até infecções e doenças mais graves, como a ceratite – inflamação da córnea que provoca dor intensa, sensação de “areia nos olhos”, sensibilidade à luz (fotofobia) e pode levar à perda parcial ou total da visão.

As 3 principais causas da contaminação de lentes de contato são:

  • manuseio com as mãos sujas;
  • acondicionamento inadequado e;
  • uso de produtos impróprios para limpeza.

Para evitar a contaminação das lentes de contato e problemas na visão, alguns cuidados devem ser tomados em relação ao seu uso e manutenção.

  1. Usar o produto adequado para limpeza e manutenção

Muitas pessoas usam água da torneira ou, ainda, soro fisiológico. A água da torneira, apesar de ser potável, contém microrganismos que podem atingir a córnea e causar infecções. O soro fisiológico, por sua vez, não limpa, nem desinfeta, apenas lubrifica.

Use a solução própria – indicada por um médico oftalmologista – para limpeza e manutenção das lentes de contato.

BR_Lentes_ContaminacaoLentes2

Fonte: BR Lentes.

 

  1. Trocar o estojo a cada 3 meses

De nada adianta fazer a limpeza adequada das lentes se o local onde você as armazena está contaminado. Sendo assim, o estojo onde são colocadas as lentes de contato deve ser trocado a cada 3 meses.

  1. Fechar o estojo somente quando estiver 100% seco

A umidade no estojo é uma fonte de contaminação. Então, lave o estojo, mas deixe-o secar completamente antes de guardar suas lentes de contato. Vale lembrar: colocar o estojo no lava-louças e ferver na água são medidas totalmente ineficazes e desaconselhadas.

  1. Descartar as lentes conforme o prazo de validade

As lentes de uso diário são, conforme o nome diz, para serem usadas apenas por um dia e, em seguida, descartadas. As lentes de uso prolongado, por sua vez, também possuem validade. Algumas pessoas – muitas! – usam estas lentes anos seguidos e não se preocupam em consultar um oftalmologista e, muito menos, renová-las. Para a saúde dos seus olhos, consulte um bom médico pelo menos uma vez por ano.

  1. Não dormir com as lentes de contato

Você saiu à noite, dançou, bebeu, se divertiu, chegou em casa super cansado, caiu na cama e nem sequer lembrou de tirar as suas lentes de contato! Pois bem. Dormir com as lentes pode aumentar os riscos delas grudarem ou arranharem a córnea, uma vez que durante o sono, os olhos recebem menos nutrientes, lubrificação e oxigênio.

  1. Usar um lavabo

Já pensou em como o banheiro é repleto de bactérias e, portanto, totalmente impróprio para manusear suas lentes de contato? Se for possível, use um lavabo ou outro local que disponha apenas de pia e espelho.

BR_Lentes_ContaminacaoLentes3

Fonte: Nada Frágil.

 

  1. Não compartilhar suas lentes de contato

Não compartilhe suas lentes de contato com ninguém e, desta forma, preserve a saúde dos seus olhos. Lentes de contato – as coloridas meramente estéticas e também as com grau para correção da visão – são itens pessoais e não devem ser usadas – nem manuseadas – por mais de uma pessoa.

Agora que você sabe como evitar a contaminação de lentes de contato, aproveite e dê uma olhada nos nossos produtos para limpeza de lentes!

Se você precisar de mais informações, é só entrar em contato com a BR Lentes:

0800 275 3603 | (11) 2976-0787

Fonte:

Saúde – iG – Especialista explica como evitar a contaminação de lentes de contato

Acuvue – O que são exatamente lentes de contato?

Acuvue – Miopia e Hipermetropia

Acuvue – Astigmatismo

Acuvue – Presbiopia

Saúde Bem Estar – O que é ceratite?

Diário do Grande ABC – Lentes de contato sujas: perigo à vista

 

Fonte Imagens:

Get It – Do’s and don’ts for contact lens wearers

BR Lentes – Limpeza e Conservação

Nada Frágil – Lentes de Contato – Quais os tipos e como usá-las


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s