5 dicas para manter a saúde dos olhos

Leia as 5 dicas para manter a saúde dos olhos e adquira novos – e saudáveis! – hábitos no seu dia a dia.

BRLentes_SaudeOcular1

Fonte: Freepik – Yanalya.

Há um ditado que diz: “Ter saúde é mais agradável àqueles que retornaram de uma doença grave do que àqueles que nunca tiveram o corpo doente.”

Este ditado tão simples nos faz refletir perfeitamente em relação à nossa própria saúde ocular, afinal, muitas vezes damos valor aos olhos e a nossa visão somente quando somos acometidos por algum problema.

Quando nossa visão já não é mais a mesma e/ou nossos olhos são afetados por alguma doença mais grave, percebemos o quanto a saúde ocular é importante e como uma boa visão influencia na nossa qualidade de vida e em tudo que fazemos no nosso dia a dia.

Realmente prevenir é sempre o melhor remédio e, de fato, alguns hábitos e comportamentos podem influenciar diretamente na saúde dos nossos olhos. Horas de sono inadequadas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentação deficiente, por exemplo, podem afetar o corpo e, mais especificamente, a saúde ocular.

Fique por dentro das 5 dicas para manter a saúde dos olhos e, o mais importante, mude seus hábitos agora mesmo!

 

  1. Alimentação

BRLentes_SaudeOcular2

Fonte: ICOR – Ômega 3, saiba mais!

Uma dieta balanceada afeta o nosso corpo e, também, influencia a saúde dos olhos. Os antioxidantes – famosos por seu papel rejuvenescedor – são indicados para a prevenção do envelhecimento celular e previnem – ou retardam – o aparecimento de lesões como, por exemplo, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), transtorno que cobre o centro da visão com uma mancha escura deixando-a embaçada.

O ômega 3 – graxo essencial contido em peixes (sardinha, arenque, salmão e atum), sementes (chia e linhaça) e nozes – auxilia na prevenção da DMRI e ainda ajuda a preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos, proteger a retina contra inflamações e combater o “olho seco” – diminuição na produção de lágrimas ou qualidade inadequada da lágrima produzida.

  1. Óculos escuros

BRLentes_SaudeOcular3

Fonte: Freepik – Pressfoto.

A utilização de óculos escuros ultrapassa questões estéticas e relacionadas à moda, sendo essencial para preservar a saúde dos olhos. Óculos escuros protegem contra os raios ultravioletas (UV) e evitam a catarata precoce, bem como o desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

Para que os óculos escuros realmente protejam os olhos é importante que as lentes sejam de boa qualidade para que possam filtrar efetivamente os raios. A recomendação, portanto, é que sejam comprados sempre em óticas especializadas e jamais em locais duvidosos ou através de vendedores ambulantes.

  1. Computador

BRLentes_SaudeOcular4

Fonte: Freepik – Katemangostar.

Você já parou para pensar quanto tempo passa na frente de uma tela de computador todos os dias? O excessivo número de horas, com olhares fixos na tela, prejudica a saúde dos olhos, sobrecarregando-os. Saiba que os olhos precisam de pausas e de boas horas de descanso para se manterem saudáveis.

Note que ao ficar tantas horas olhando para telas de computadores, tablets e celulares, acabamos piscando menos. O fato de piscar menos, e não lubrificar a córnea adequadamente, causa vermelhidão aos olhos e sensação de ardência. Se seus olhos estão diariamente expostos ao brilho das telas destes equipamentos, consulte um médico oftalmologista para receber orientações sobre como minimizar danos à sua visão.

  1. Lentes de contato

Young woman putting eye contact lense on

Fonte: Orland Eye Professionals.

As lentes de contato estão cada vez mais acessíveis e podem ser usadas meramente como acessório estético ou, ainda, para resolver problemas de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).

Seu uso, no entanto, exige alguns cuidados – principalmente em relação à higiene – que visam manter a saúde dos olhos. Manuseá-las sempre com as mãos limpas, higienizá-las com solução própria (e nunca com água ou soro fisiológico), guardá-las no estojo limpo, descartá-las conforme o prazo de validade e não compartilhá-las com outras pessoas são algumas medidas de conservação básicas que podem resultar em mais conforto e saúde aos olhos.

  1. Oftalmologista

BRLentes_SaudeOcular6

Fonte: Wake Health.

Assim como você faz exames anuais para verificar a sua saúde geral, você deve lembrar que seus olhos também precisam ser avaliados por um especialista. Recomenda-se que, pelo menos uma vez por ano, seja feita uma consulta ao médico oftalmologista.

Agindo desta forma você previne doenças silenciosas como o glaucoma (pressão dos olhos elevada que gera diminuição da acuidade visual) e outras degenerações que possam evoluir para uma perda parcial ou total da visão.

É importante estar alerta: dores de cabeça, vermelhidão, ardência e coceira nos olhos são sinais de que seus olhos precisam de uma consulta com um especialista!

Fonte:

Institutos Oftalmológicos Associados – 7 dicas para manter a saúde ocular

Tua Saúde – Alimentos ricos em ômega 3

Mediphacos – Saúde Ocular: dicas para os cuidados com a nossa visão

 

Fonte Imagens:

Freepik – Yanalya

ICOR – Ômega 3, saiba mais!

Freepik – Pressfoto

Freepik – Katemangostar

Orland Eye Professionals – Contact lens evaluation

Wake Health – Eye Center


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s