TOP 15 – Super curiosidades sobre lentes de contato!

Confira a lista com 15 super curiosidades sobre lentes de contato e aproveite para obter mais informações e tirar as suas dúvidas.

BRLentes_15Curiosidades

Fonte: Freepik.

 

Você sabe quais são as causas dos maiores problemas relacionados ao uso de lentes de contato?

 

As lentes de contato podem se perder atrás dos olhos?

Soro fisiológico é a melhor solução para higienizar as lentes de contato?

Confira a lista com 15 super curiosidades sobre lentes de contato e obtenha as respostas para estas e outras perguntas interessantes!

BRLentes_15Curiosidades1

  1. COMO TUDO COMEÇOU

Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios da história, em 1508, foi o primeiro a imaginar uma lente de contato corretiva aplicada diretamente na superfície do olho com o objetivo de resolver problemas relacionados à visão.

BRLentes_15Curiosidades2

  1. MODELOS DE VIDRO E PLÁSTICO

As primeiras lentes de contato surgiram efetivamente somente em 1887, sendo modelos de vidro que cobriam o olho por inteiro (incluindo a parte branca). Em 1936 – cerca de 50 anos mais tarde – as lentes de contato começaram a ser produzidas através de uma combinação de vidro e plástico, material que as tornava muito mais leves.

BRLentes_15Curiosidades3

  1. MODELOS ATUAIS

No final da década de 40, mais precisamente em 1948, o oftalmologista americano Kevin Tuohy inventou a versão que mais se parece com os modelos de lentes de contato atuais.

BRLentes_15Curiosidades4

  1. NO BRASIL

O uso de lentes de contato no Brasil é muito menor se comparado a outros mercados – Estados Unidos, Europa e Ásia. A baixa adesão, por muito tempo, esteve associada ao seu custo elevado. Atualmente, por incrível que pareça, é a falta de informação que impede que mais pessoas sejam usuárias deste excelente recurso para correção visual.

BRLentes_15Curiosidades5

  1. DOIS MILHÕES DE USUÁRIOS

Em estudos encomendados pela Johnson & Johnson, em 2013, há dois milhões de usuários de lentes de contato no país e cinco milhões de usuários de óculos que também poderiam utilizar lentes de contato, mas não o fazem, principalmente, por falta de conhecimento.

BRLentes_15Curiosidades6

  1. TECNOLOGIA CRESCENTE

Desde o aparecimento do Hidrogel, na década de 60 e do Silicone Hidrogel, na década de 90, a indústria de lentes de contato vem incorporando tecnologias que permitem agregar real valor às lentes de contato gelatinosas – proteção ultravioleta, desenhos diferenciados para a correção de astigmatismo, possibilidade de descarte diário, entre outros.

BRLentes_15Curiosidades7

  1. LENTES RÍGIDAS

A evolução das lentes Rígidas Gás Permeáveis (RGPs), através da utilização de materiais com alto gás permeabilidade, tratamento de plasma, maior maleabilidade e desenhos mais modernos, tem proporcionado um aumento crescente na qualidade da correção visual, facilidade de adaptação e conforto de seus usuários.

BRLentes_15Curiosidades8

  1. FALTA DE CONHECIMENTO

Atualmente, as lentes gelatinosas apresentem muito mais problemas devido à falta de conhecimento do usuário – como, por exemplo, em relação à limpeza e conservação – do que por falta de qualidade da lente.

BRLentes_15Curiosidades9

  1. ABANDONO DAS LENTES DE CONTATO

As complicações relacionadas às lentes de contato não são, em sua maioria, graves. No dia a dia, o abandono das lentes de contato são, conforme relatos de usuários, devido ao “desconforto” – fato este que pode ser de fácil solução quando há acompanhamento médico.

BRLentes_15Curiosidades10

  1. LIMPEZA E CONSERVAÇÃO INADEQUADAS

Estudos indicam que 80% dos problemas gerados em decorrência do uso de lentes de contato – olhos vermelhos/irritação, conjuntivite, úlceras, entre outros – são causados pela limpeza e conservação inadequadas das lentes e do estojo. As lentes de contato e estojo corretamente higienizados são a melhor garantia para a saúde dos olhos.

BRLentes_15Curiosidades11

  1. HIGIENIZAÇÃO

Lentes de contato devem ser higienizadas através de solução própria indicada pelo médico oftalmologista. Portanto, não se deve usar água da torneira – ou filtrada, soro fisiológico e, muito menos, saliva para conservar e manter as lentes.

BRLentes_15Curiosidades12

  1. DÚVIDA INTERESSANTE

Dentre as dúvidas e preocupações relatadas pelos usuários que estão iniciando o uso de lentes de contato está o fato de que elas se percam atrás dos olhos. Além de interessante, esta preocupação é totalmente injustificável, uma vez que o olho é revestido por uma membrana que se conecta no interior da pálpebra, impedindo que qualquer elemento fique atrás do olho, incluindo a lente de contato.

BRLentes_15Curiosidades13

  1. PRÁTICA DE ESPORTES

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, as lentes de contato são perfeitas para a prática de esportes e também para os profissionais que trabalham com computador. Além disso, em defesa à vaidade das mulheres, as lentes de contato não influenciam ou impedem o uso de maquiagem.

BRLentes_15Curiosidades14

  1. USO DO COMPUTADOR

Diminuir o brilho da tela do computador, ajustar a cadeira, piscar com mais frequência, fazer pausas e beber água são medidas importantes que podem trazer mais conforto aos usuários de lentes de contato que trabalham com computador.

BRLentes_15Curiosidades15

  1. LENTES COLORIDAS

As lentes de contato coloridas, acessório estético de grande praticidade, podem cumprir perfeitamente a função que seria desempenhada por lentes de grau não coloridas ou óculos de grau. O resultado é beleza estética e correção visual em um único produto.

Confira os tipos de lentes disponíveis, os produtos para limpeza e conservação e as ofertas imperdíveis da BR Lentes!

 

Fonte:

Universo Visual – O mercado de lentes de contato no Brasil

Recanto das Letras – Visão histórica das lentes de contato

Acuvue

 

Fonte Imagens:

Freepik

Flaticon


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s