Profissão: Oftalmologista!

Fique por dentro da profissão de oftalmologista, as áreas de atuação, como deve ser o perfil deste profissional, formação necessária e aspectos sobre o mercado de trabalho.

Fonte: Local Eye Site.

 

O oftalmologista é o médico especialista em preservar estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista promove a prevenção de patologias oculares, realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para problemas relacionados à visão.

Muitas pessoas ainda confundem ou usam a denominação “oculista” para o médico oftalmologista. Vale esclarecer, que o oculista é o profissional técnico, que trabalha em óptica ou laboratório de produtos oftálmicos, e tem como função interpretar corretamente o receituário do oftalmologista para que o paciente tenha em mãos a melhor solução em termos de lentes.

 

Oculista: técnico que trabalha em óptica ou laboratório de produtos oftálmicos.

Fonte: Palm Beach Eye Center.

 

ÁREAS

O médico oftalmologista pode se especializar em diferentes áreas – oftalmopediatria, plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, estrabismo, glaucoma, catarata, cirurgia refrativa, retina, córnea, lentes de contato, entre outras.

Oftalmopediatria – Subespecialidade médica que investiga e trata as doenças
e problemas da visão em crianças e adolescentes.

Fonte: Neoftalmo.

 

DOENÇAS

Dentre as doenças mais comuns tratadas de maneira clínica e/ou cirúrgica pelo profissional oftalmologista pode-se citar: astigmatismo, miopia, hipermetropia, ambliopia, catarata, glaucoma, degeneração macular, pterígio, presbiopia, anomalias da córnea, tumores oculares, entre outras.

Alergia nos olhos pode ser indício de alguma doença.

Fonte: Vila Mulher.

 

DIA A DIA & EXAMES

O dia a dia de consultas de um médico oftalmologista envolve diversos exames, dentre eles, de acuidade visual (medida objetiva da visão do paciente), refração (medida do grau), biomicroscopia (observação mais detalhada das estruturas oculares – córnea, íris, cristalino, nervo óptico e retina central), tonometria (medida da pressão intraocular e  fundoscopia (exame de fundo de olho).

Acuidade visual, refração, biomicroscopia, tonometria e fundoscopia são os exames mais comuns em um consultório oftalmológico e os tipos de exames existentes podem ser muito mais amplos, sendo que sua realização dependerá de cada paciente e sua condição ocular em específico.

Fonte: 12 Notícias.

 

FORMAÇÃO NECESSÁRIA

Para ser um oftalmologista é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina, posterior especialização e residência/estágio na área de oftalmologia em alguma instituição de saúde (que varia de 2 a 3 anos).

 

É importante lembrar que este profissional deve se manter em constante atualização, participando sempre que possível de cursos, congressos, palestras e workshops e, desta forma, aprimorando seus conhecimentos através de novos métodos e técnicas de tratamentos e diagnóstico.

Oftalmologia exige graduação em Medicina, especialização na área

e aperfeiçoamento contínuo.

Fonte: Biominas.

PERFIL

Para tornar-se um profissional oftalmologista é preciso, em primeiro lugar, sentir-se atraído pela área da medicina e/ou ciências biológicas. Além disso, ser oftalmologista implica em ter disposição e facilidade para lidar com pessoas. É preciso, também, ter tolerância, sensibilidade, paciência, autocontrole, responsabilidade e grande capacidade de observação e organização.

Profissional oftalmologista: disposição e facilidade para lidar com pessoas.

Fonte: Clínica Oftalmológica Guarnieri e Associados.

 

MERCADO DE TRABALHO

Para exercer a sua função, o oftalmologista deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). Este profissional pode atuar em diversos segmentos, quer seja da área pública ou privada.

Profissionais oftalmologistas especialistas em alguma área tendem a ser mais procurados e, portanto, possuem maiores chances de inserção no mercado de trabalho. Além disso, quanto mais o profissional investir em capacitação e conhecimento, mantendo-se sempre atualizado, maiores serão os seus ganhos financeiros.

Mercado de trabalho: profissionais oftalmologistas especialistas

em alguma área tendem a ser mais procurados.

Fonte: Amy Walden.

 

A BR Lentes é uma empresa de venda direta, especializada em lentes de contato e produtos relacionados. Confira os tipos de lentes disponíveis, os produtos para limpeza e conservação e as ofertas imperdíveis da BR Lentes!

 

Entre em contato através do “Fale Conosco” ou telefone (11) 2976-3858.

 

 

Fonte:

Wikipedia – Oftalmologia

PEBMED – Oftalmologia: especialidade que é maior do que a própria medicina

Hospital de Olhos Paulista – Biomicroscopia de fundo

Hospital de Olhos Paulista – Exames

Visão Laser Hospital Oftalmológico – Diferença entre oftalmologista e oculista

Profissões da Vida – Oftalmologista

 

Fonte Imagens:

Local Eye Site – What does it take to be an Ophthalmologist?

Palm Beach Eye Center – Ophthalmologist vs Optometrist

Neoftalmo – Oftalmopediatria

Vila Mulher – Praia e piscina podem provocar alergia nos olhos

12 Notícias – Se realizarán controles gratuitos a niños de entre 4 y 14 años

Biominas – Cientistas brasileiros criticam burocracia na pesquisa clínica no Brasil

Clínica Oftalmológica Guarnieri e Associados – Médico Oftalmologista Conveniado

Amy Walden – Fishers eye doctors with experience


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s